O curso tem o objetivo de oferecer uma visão inovadora, original e sistêmica das principais etapas da mineração, sobre o pilar da sustentabilidade econômica, ambiental e social aos novos projetos.
Com o advento da indústria 4.0 e por outro lado, devido às recentes tragédias envolvendo barragens de rejeito, a indústria mineral entra em uma fase diretamente dependente de projetos inovadores e quebra de paradigmas.
Desta forma, surge a necessidade quase obrigatória em se desenvolver projetos que mitiguem ou eliminem a utilização de barragens de rejeitos, novas pesquisas de processamento a seco de minérios ou a umidade natural, eliminando a utilização de água e garantindo o menor impacto ambiental e social nas comunidades circunvizinhas. Além do mais, conhecimentos específicos sobre novas tecnologias de instrumentação e controle de barragens e pilhas de rejeitos também são inevitáveis.
O profissional com este perfil inovador vem sendo constantemente almejado no mercado de trabalho, onde se enxerga muitas oportunidades, devido à fase transitória que se passa o setor mineral.
O corpo docente inclui mestres, doutores e pós-doutores de renome, que atuam diretamente com projetos de alta tecnologia, tanto em instituições de pesquisa e acadêmica quanto em grandes empresas de mineração. Estas experiências serão constantemente compartilhadas em sala de aula.
Os programas de várias disciplinas do curso constam ainda com visitas técnicas, utilização do laboratório da faculdade, seminários, palestras e vários outros recursos que enobrecerão ainda mais o conteúdo teórico adquirido.
Além do mais, o curso une um conjunto de disciplinas de caráter multidisciplinar, envolvendo amplamente as diversas áreas de conhecimento: Engenharia de Minas, Geologia, Engenharia Civil/ Geotecnia, Metalúrgica, Meio Ambiente, dentre outras.
Planos de pagamento de 36 e 48x