Pós-Graduação

Mineração 4.0: Projetos e processos sustentáveis

Descrição


O curso tem o objetivo de oferecer uma visão inovadora, original e sistêmica das principais etapas da mineração, sobre o pilar da sustentabilidade econômica, ambiental e social aos novos projetos.

Com o advento da indústria 4.0 e por outro lado, devido às recentes tragédias envolvendo barragens de rejeito, a indústria mineral entra em uma fase diretamente dependente de projetos inovadores e quebra de paradigmas.

Desta forma, surge a necessidade quase obrigatória em se desenvolver projetos que mitiguem ou eliminem a utilização de barragens de rejeitos, novas pesquisas de processamento a seco de minérios ou a umidade natural, eliminando a utilização de água e garantindo o menor impacto ambiental e social nas comunidades circunvizinhas. Além do mais, conhecimentos específicos sobre novas tecnologias de instrumentação e controle de barragens e pilhas de rejeitos também são inevitáveis.

O profissional com este perfil inovador vem sendo constantemente almejado no mercado de trabalho, onde se enxerga muitas oportunidades, devido à fase transitória que se passa o setor mineral.

O corpo docente inclui mestres, doutores e pós-doutores de renome, que atuam diretamente com projetos de alta tecnologia, tanto em instituições de pesquisa e acadêmica quanto em grandes empresas de mineração. Estas experiências serão constantemente compartilhadas em sala de aula.

Os programas de várias disciplinas do curso constam ainda com visitas técnicas, utilização do laboratório da faculdade, seminários, palestras e vários outros recursos que enobrecerão ainda mais o conteúdo teórico adquirido.

Além do mais, o curso une um conjunto de disciplinas de caráter multidisciplinar, envolvendo amplamente as diversas áreas de conhecimento: Engenharia de Minas, Geologia, Engenharia Civil/ Geotecnia, Metalúrgica, Meio Ambiente, dentre outras.

Coordenador


Coordenador
Prof. Ms. Cristiano Geraldo de Sales
Profissional e professor da área de processamento mineral. Doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFMG. Mestre em Tecnologia Mineral pela UFMG. Graduado em Engenharia de Minas pela UFMG e Extensão universitária na Universidade do Porto - Portugal Green Belt (6 sigmas) pela Falconi. Já atuou em grandes empresas de mineração, tais como VALE, Gerdau, Haver & Boecker e atualmente atua como engenheiro especialista na CSN mineração. Atuou também como professor nas universidades UEMG, UNI BH e no curso de pós-graduação em Engenharia Industrial na UNILESTE. Atualmente atua como professor em disciplinas de processamento mineral na faculdade Kennedy.
Coordenador
Profª Ms. Kelly Cristina Ferreira
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações a indústria mineral, flotação, flotação de minérios, novos reagentes e cominuição.

Carga Horária

360h

Periodicidade das aulas

Quinzenal

Dias e horários

Sábados das 08:00 as 18:00

Duração do curso

12 meses

Início das aulas

15/02/2020

Vagas

40 vagas

Campus

Diamantina
Rua Diamantina, 491 - Lagoinha

Inscrição

R$ 150.00

Valor

Mensalidades a partir de R$ 215,51

Planos de pagamento em até 24x

Planos de pagamento de 36 e 48x

Pós-Graduação
em Mineração 4.0: Projetos e processos sustentáveis


Preencha o formulário que entraremos em contato.

  • 0800 031 2103
  • (31) 99945-9797
  • Rua Diamantina, 463 - Lagoinha.
    Belo Horizonte / Minas Gerais

Fale Conosco


© 2019 Promove Pós. Todos os direitos Reservados.